Richard Philips Feynman (11 de maio de 1918 – 15 de fevereiro de 1988) foi o criador da eletrodinâmica quântica, pioneiro na área da computação quântica e na área da nanotecnologia. Ganhou o prêmio Nobel de física de 1965 devido a seus estudos sobre eletrodinâmica quântica que trouxeram enormes implicações para a física de partículas. Richard Feynman sempre foi conhecido por seu senso de humor e sua forma diferente de encarar a natureza. No vídeo apresentado a seguir Feynman fala sobre a falta de conhecimento sobre o universo. O áudio do vídeo está em inglês porém há uma tradução do breve discurso de Feynman.

 

 

Veja, eu não consigo viver sem incerteza e o desconhecido. Eu acho que é muito mais interessante viver sem saber do que ter respostas, que podem estar erradas. Eu tenho respostas aproximadas e idéias que talvez estão certas em vários níveis de aproximação de várias coisas mas não tenho certeza de nada. E há ainda coisas que eu simplesmente não sei nada, como por exemplo o que significa perguntar “por que estamos aqui?”. Qual significado dessa pergunta? Eu penso a respeito, não entendo e vou para outra coisa. Mas eu não tenho que saber uma resposta, eu não tenho que ter medo de não saber algo por estar perdido no mistério do universo sem respostas. Assim que é a realidade. Isso não me assusta.